Peptan Blog

A etnia afeta como nossa pele envelhece?

Peptan-Multi-ethnic beauty

A etnia afeta como nossa pele envelhece?

09 Jul 2020

SIM, DEPENDE: A MELHOR MANEIRA DE CUIDAR DE SUA PELE DEPENDE DE ONDE VOCÊ É DE

Enquanto mais de nós estamos começando a cuidar da saúde de nossa pele, muitos de nós desconhecemos alguns dos fatores que tornam nossa pele única. Neste artigo, exploramos como o tipo de pele e etnia podem impactar os sinais visíveis de envelhecimento, antes de oferecer 6 dicas para manter sua pele com aparência fresca e jovem.

Quantos grupos de pele existem?

De modo geral, a pele pode ser categorizada em quatro grandes grupos: Africano/Americano, Asiático, Caucasiano e Hispânico/Latino. É importante observar que cada uma destas categorias é heterogênea, portanto, é preciso evitar a generalização excessiva. Ao mesmo tempo, a consciência desses quatro grupos de pele pode nos ajudar a entender melhor o quanto e como nossa pele é afetada pela idade, dependendo de nossa origem genética e étnica.

Que diferenças importantes de pele existem?

Uma das variações mais óbvias entre os quatro grupos de pele é a cor da pele. Em termos simples, a cor da pele é determinada pela quantidade de melanina na pele. Os caucasianos, por exemplo, tendem a ter uma quantidade menor de melanina, o que leva a um tom de pele mais claro. Isto pode tornar os caucasianos mais suscetíveis ao fotoenvelhecimento pronunciado, a aparência prematura do envelhecimento devido aos danos causados pelos raios ultravioleta (UV). Os tons de pele mais escuros têm um conteúdo mais alto de melanina, o que proporciona uma fotoproteção mais forte, levando a um fotoenvelhecimento menor. A melanina em peles mais escuras, por outro lado, pode ser instável, tornando estes grupos de pele mais propensos à dispigmentação, ou anormalidades na formação ou distribuição do pigmento.

Existem outras diferenças. Por exemplo, a pele caucasiana é frágil, geralmente mostrando uma perda anterior da estrutura de elastina e fibras de colágeno, o que causa rugas. Os tons de pele mais escuros têm uma derme compacta na camada profunda da pele, com células mais ativas e uma rede de colágeno mais forte. Por causa disso, as pessoas de pele escura normalmente não começam a se enrugar até 10 a 20 anos mais tarde.

Que sinais de envelhecimento mostram os diferentes tipos de pele?

Como resultado destas e muitas outras diferenças, cada grupo de pele apresenta sinais de envelhecimento de formas distintas. Por exemplo:

● Em tons de pele mais claros, como a pele caucasiana, uma das maiores preocupações é a formação e aparência de rugas;

● Para os asiáticos orientais, manchas escuras, ou hiperpigmentação, podem aparecer sobre a pele clara;

● Para os hispânicos, a formação de dobras nasolabiais pronunciadas, ou “linhas de sorriso”, pode ser uma preocupação;

● Em pele mais escura, por exemplo, em pessoas de origem africana, a pigmentação heterogênea pode ser um problema, criando marcas ou um tom irregular.

Os cientistas estão pesquisando os cuidados com a pele e a etnia?

Além de nossa origem étnica, cada um de nós tem uma composição genética única. Isto significa que nossa pele será afetada pelo envelhecimento de maneiras diferentes e muitas vezes únicas ao longo de nossas vidas. Tudo isso confirma que ao investigarmos o efeito do envelhecimento sobre a pele, é fundamental que levemos em conta o tipo de pele e a etnia. Em nosso último estudo, fizemos disso uma prioridade: ao realizá-lo no Brasil, pudemos estudar uma população mista com uma ampla gama de etnias e tipos de pele. Investir em pesquisas científicas desta natureza nos ajudará a construir uma imagem melhor da gama de tipos de pele únicos em nosso mundo – e ajudará você a cuidar melhor da saúde de sua pele.

Como posso retardar os sinais de envelhecimento? 6 dicas práticas

Sua pele é única, e como ela muda com o tempo dependerá de sua genética e de sua origem étnica. Embora o envelhecimento seja um processo natural, há dicas gerais que todos podemos seguir para limitar o envelhecimento extrínseco – os sinais de envelhecimento que são causados por nosso ambiente e estilo de vida. A integração das cinco dicas abaixo em seu estilo de vida pode reduzir o impacto visível desses fatores externos em sua pele e ajudar a manter sua pele com aparência jovem à medida que você envelhece. Veja abaixo as dicas inspiradas na Academia Americana de Dermatologia:

  1. Proteja-se do sol todos os dias: use um chapéu, cubra-se, fique à sombra ou use o fator de proteção solar (FPS) 30+.
  2. Mantenha uma dieta saudável e equilibrada: consumir mais frutas e vegetais, menos alimentos açucarados ou com alto teor de carboidratos e menos álcool pode manter sua pele com aparência mais jovem.
  3. Exercícios com freqüência: estudos sugerem que exercícios consistentes podem melhorar seu sistema imunológico e aumentar a circulação, ajudando a manter sua pele fresca.
  4. Acompanhe sua rotina de cuidados com a pele: hidratar todos os dias, lavar sua pele suavemente, lavar seu rosto após a transpiração, certificar-se de que todos os produtos que você usa são seguros e não irritam sua pele, aplicar FPS 30+ quando exposto ao sol.
  5. Evite expressões repetitivas: as expressões faciais que se repetem com freqüência, como o esguicho, criam linhas permanentes à medida que você contrai os músculos subjacentes. Limitar essas expressões e movimentos pode ajudá-lo a permanecer livre de rugas.
  6. Nutrir sua pele por dentro: alguns ingredientes ajudarão sua pele a se manter hidratada e com aparência jovem. Vitaminas, minerais e também peptídeos de colágeno podem ajudar. Saiba mais sobre a ciência por trás dos peptídeos de colágeno.

No Peptan, criamos ingredientes naturais utilizados em muitos produtos de cuidado com a pele em todo o mundo. Para idéias, consulte nossa página Onde comprar.

Artigos recentes

57 items

15 Jun 2023

Estudo Colartix publicado

Você sabia que um estudo recente sugeriu que Colartix, nossa matriz natural de colágeno hidrolisado, pode reduzir o desconforto nas articulações?*...

12 Jun 2023

COLAGENTALK, EP. 7 – O GINASTA BELGA NOAH KUAVITA ...

Como o colágeno hidrolisado Peptan pode apoiar atletas do mais alto nível? No último episódio do #CollagenTalk, temos a companhia do ginasta de elite Noah Kuavita, um membro importante da seleçã...

26 Jan 2023

COLLAGENTALK, EP 6 - CONVERSA COM O DR. ...

No último episódio de Collagen Talk, acompanhe o Dr. Jerk W. Langer, um renomado profissional de saúde da Dinamarca, enquanto ele explora os benefícios da suplementação com colágeno hidrolisado...

02 Nov 2022

POR QUE OS PEPTÍDEOS DE COLÁ...

Cada vez mais pessoas no mundo inteiro estão consumindo suplementos para na manutenção de suas articulações e ossos. Um ingrediente para mobilidade que está cada vez mais difundido: colágeno hi...

20 Oct 2022

DAR O PRÓXIMO PASSO: PERMANECER ATIVO ...

Hoje, mais pessoas querem manter sua mobilidade por mais tempo. Neste artigo, analisamos mais de perto o que é mobilidade, a importância da saúde das articulações e dos ossos, e como a suplementa...

02 Jul 2022

#COLLAGENTALK, EP 5 – BIA NERES FALA SOBRE SUA ...

Como é a vida para um atleta profissional? Trata-se de dias cheios de treinamento intenso e de total dedicação ao esporte? Muitas horas de trabalho árduo, levando seu corpo para níveis máximos d...